Beleza Inerente

image

Carlos Teixeira | Espinho

Há uns anos atrás conheci o Carlos meio por acaso quando precisava de ajuda para realizar uns trabalhos. Nessa altura os meios eram tão escassos, que só mesmo com bastante entreajuda é que conseguiria “pagar” aquilo que ele estava a fazer por mim. Alguém com o talento e visão como o Carlos tem raramente se “acha” com tempo e  predisposição para estender a mão. Vi o Carlos fazê-lo muitas vezes, por muita gente, e foi precisamente aí que se destacou de todas as outras mil pessoas que crescem no mesmo meio.

Trabalho após trabalho, inevitável e consequentemente, acabamos por nos tornar amigos, grandes amigos. Todas estas coisas aconteceram numa altura em que eu estava ainda meio deslocada por diferentes razões, e o Carlos conseguiu que eu me sentisse “em casa”.

Recordando cada passo que ele deu, num início que tive o privilégio de acompanhar, é realmente grandioso o que o Carlos conseguiu alcançar. Através de imagens paradas no tempo, o Carlos consegue transmitir aquilo que muitos não conseguem nem por palavras. Mas mais do que isso, e esta é a parte de onde vem realmente o seu talento, o Carlos tem a capacidade de idealizar algo, construir os passos para que a ideia se transforme, e no fim, quando o trabalho sai, faz-nos parecer que foi a coisa mais fácil do mundo. Tudo o que vem das suas ideias para a máquina, vem realmente com uma beleza inqualificável. E ainda que por vezes já tenhamos visto trabalhos à semelhança do que ele fez, porque é moda, e na moda não já nada se inventa a não ser os que têm a capacidade de reinventar, o seu trabalho consegue falar por ele próprio, sem imitações e limitações.

Descrever o Carlos pode ser a coisa mais fácil como a mais difícil, para mim. Ele é muito, mas mesmo muito mais do que as pessoas vêem através da sua lente. Por trás do seu trabalho árduo existe uma grande história, um grande passado, uma grande vida…

Conhecemos sempre algumas pessoas que lutam imenso em termos profissionais para chegarem a determinadas metas tentando de certa forma superar-se a eles próprios. O Carlos fez isto também, mas com uma grande razão por trás. E tenho mesmo de salientar que ele não teve ninguém que o “levasse ao colo” pois tudo que conquistou saiu literalmente das suas mãos. Ele é um daqueles exemplos que arranca do nada, com muito pouco, e convicto do seu dom chega onde muitos só olham de longe.

Entretanto aconteceram tantas outras coisas nas nossas vidas que tanto nos afastaram como juntaram novamente. Tudo isto faz parte do caminho que seguimos. Contudo há coisas que vou guardar sempre nas pequenas cábulas que a vida escreve por mim. A serenidade que o Carlos transmite mesmo quando tudo lhe passa a correr pela mente, a ajuda que ele presta quando simplesmente entende que merecem, o carinho que ele deposita nas pessoas com quem trabalha, a honestidade que consegue ter num meio onde poucos conhecem a palavra, a confiança “muda” que ele deposita em qualquer pessoa sem expectativas e o sentimento mais merecedor de descrição, o amor que ele sente pelos outros, pelas coisas, pelos pedaços da vida, e a forma como o transmite em cada situação.

Estive na vida do Carlos como ele esteve na minha e, por isso, digo convictamente que tudo que ele tem é por mérito próprio, tudo o que ele é vem de dentro, tudo que ele recebe é em resposta aquilo que dá.

O caminho do Carlos ganhou agora um novo percurso e se acham que se deve apenas ao seu talento, estão enganados, completamente enganados. Há muita gente com talento, (cada vez mais até) mas isto vai muito mais além. O Carlos vai para onde vai, fazer o que vai fazer, por ser a pessoa que é, e não se enganem quanto a isto.

De fora para dentro, camada a camada, encontramos sempre uma beleza no Carlos que vai até à essência da pessoa que se tornou. E este é o Carlos que todos deviam conhecer…

3 thoughts on “Beleza Inerente

Comenta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s